Macau retira sinais de alerta de tempestade tropical
Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau retiraram hoje todos os sinais de alerta de tempestade tropical, relativos à passagem do ciclone tropical severo Chaba.
"Todos os sinais foram cancelados", quando o Chaba se encontrava a mais de 400 quilómetros a noroeste de Macau, estando a mover-se gradualmente para o interior da China, de acordo com um comunicado dos SMG.
O Chaba obrigou à emissão do sinal de alerta 8, durante 23 horas, entre a noite de sexta-feira e a noite de sábado, mas não se registou um impacto significativo no território.
A escala de alerta de tempestades tropicais na região é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.
Desde 2017, três tufões obrigaram as autoridades a emitir o alerta máximo, 10, com o último (Higos) a atingir Macau em agosto de 2020.
Em setembro de 2018, o tufão Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território.
Um ano antes, o tufão Hato, posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais, considerado o pior em mais de 50 anos a atingir o território, causou dez mortos e 240 feridos.