Desporto

31.ª Regata de Canoas do Norte ‘arranca’ domingo

None

Está agendada para o próximo domingo, dia 31, a 31.ª edição da Regata de Canoas do Norte, num trajeto que liga o Cais do Seixal ao Porto de Abrigo do Porto Moniz.

Para o evento estão já inscritas 15 embarcações que, de acordo com o regulamento da prova, têm de ser canoas tradicionais, de madeira.

Na apresentação do evento, que decorreu na tarde de ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Porto Moniz, Viriato Timóteo, Presidente da Associação Regional de Canoagem da Madeira, destacou o número de inscritos para um percurso de cerca de 8.2 quilómetros, cujo tempo de prova do primeiro classificado está estimado em cerca de 45 minutos.

Todas as embarcações que integram esta prova recebem um prémio de participação no montante de 130 euros. As embarcações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar recebem, respetivamente, 400, 325 e 275 euros.

À primeira embarcação a cortar a meta tripulada por participantes do género feminino será atribuído um prémio no montante de 100€.

Emanuel Câmara, Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz começou por destacar que a regata de canoas é a génese de tudo o que a Semana do Mar é atualmente.

O autarca recordou os pescadores do Porto Moniz que há muitos anos realizaram, com meios próprios, no Dia de São Pedro, santo padroeiro dos pescadores, a primeira edição da regata de canoas.

Sendo esta a mais antiga regata de canoas da Região Autónoma da Madeira, Emanuel Câmara deu o mote para que o evento seja hoje replicado noutros concelhos.

A partida da regata está agendada para as 15 horas do próximo domingo, sendo que a concentração das embarcações decorrerá pelas 14 horas.