Desporto

Madeirense Ricardo Rodrigues é o novo selecionador nacional de SUP

None

O treinador do Clube Naval do Funchal vai substituir Franz Orsi, que deixou o cargo por motivos pessoais

A Federação Portuguesa de Surf nomeou o madeirense Ricardo Rodrigues, treinador do Clube Naval do Funchal e antigo campeão nacional como o novo seleccionador nacional, depois da saída de Franz Orsi, por motivos pessoais.

O Ricardo é um técnico de excelência e uma figura que personifica o SUP em todas as suas vertentes. Quando nos vimos confrontados com a necessidade de escolher um novo selecionador, foi o primeiro nome a surgir em cima da mesa e estamos muito felizes por ter aceitado o convite da Federação João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf

Sobre  saída do antigo seleccionador Franz Orsi, o presidente federativo acrescentou: “Temos de agradecer publicamente os anos de dedicação e trabalho do Franz à causa do SUP em Portugal enquanto Selecionador, mas também sabemos que continuará a ser um elemento valioso na promoção e desenvolvimento da modalidade em qualquer função ou desafio que agora abrace", frisou.

O madeirense Ricardo Rodrigues consagrou-se na modalidade, primeiro, como praticante, acumulando títulos regionais (2013, 2014 e 2015) e sagrando-se campeão nacional de race técnico em 2015 e campeão nacional de maratona 14’ em 2018. Pelo meio, em 2016, alcançou um brilhante 3º lugar no Campeonato da Europa, em Lacanau (França).

Iniciou o percurso de técnico em 2016, no Clube Naval do Funchal, tendo contribuído decisivamente para a conquista de vários títulos nacionais nos escalões de formação desde 2017 até à presente temporada. Em paralelo, participou como treinador atleta do Clube Naval do Funchal em provas do EuroTour, Glagla sup race e Campeonato do Mundo ICF.

Foi também director de prova para eventos do EuroTour realizados na Madeira em 2021 e 2022.