Pela primeira vez 6 equipas madeirenses vão competir na final da I Divisão de Atletismo
Das 22 associações presentes, a Associação de Atletismo da Madeira reforça o estatuto de associações com mais clubes nos Nacionais
A Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP) viu a Federação Portuguesa de Atletismo dar-lhe razão ao protesto apresentado aquando da fase de apuramento a estes Nacionais e assim voltou tudo à primeira forma.
Relembramos que nessa fase de apuramento a ADRAP teve o seu atleta Bruno Moniz desclassificado, por causa do calçado utilizado numa prova, retirando assim mais de 20 pontos à colectividade de Água de Pena. Por não concordar com essa desclassificação e por determinados erros nesse processo a ADRAP elaborou e fundamentou bem um protesto, vindo agora em vésperas da final a receber o resultado com a consequente entrada directa na final masculina onde vão estar os 8 melhores clubes de Portugal.
O C.A. Seia que beneficiava da desclassificação dos Madeirenses, regressou para a II Divisão.
Assim, com esta decisão a Associação de Atletismo da Madeira que já era a associação entre as 22 associações nacionais com mais clubes nos 16 finalistas masculinos e femininos reforçou esse estatuto e pela primeira vez consegue o feito histórico de ter 6 equipas na final da principal competição de Atletismo.
Em Leiria nesta final da I Divisão vão estar em Masculinos o Benfica, Sporting, Juventude Vidigalense, Casa do Benfica de Faro, Braga e as equipas madeirenses do Jardim da Serra, G.D. Estreito e A.D.R.A.P.
Nos femininos são finalistas o Sporting, Juventude Vidigalense, Maia, J.O.M.A., Braga e as equipas regionais do Jardim da Serra, G.D. Estreito e C.S. Marítimo
Também em Leiria vai estar a disputar a II Divisão a equipa feminina da A.D.R.A.P.