Madeira

Veja as fotos da chegada do 'NRP Sagres'

Fotos da autoria de José Pêssego

None Ver Galeria

O 'NRP Sagres' largou a 24 de Julho, de Lisboa, com o objectivo de participar nas Comemorações dos 200 Anos da Independência do Brasil e simultaneamente, a realização de uma Viagem de Instrução dos Cadetes do 2º ano da Escola Naval.

O planeamento da viagem, para além do Porto do Funchal, inclui ainda estadias em Salvador da Baía, Rio de Janeiro e Mindelo (Cabo Verde). A viagem decorre entre 24 de Julho e 20 de Outubro, com uma duração total de 88 dias, dos quais 74 serão passados a navegar, concorrendo assim para um tempo de navegação de aproximadamente 1.800 horas e uma distância total percorrida de 9.320 milhas náuticas.

A Marinha Portuguesa em parceria com o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, embarcará a bordo do NRP Sagres, durante a sua estadia no Porto do Funchal, uma pipa de 100 litros de Vinho Madeira, recriando assim a epopeia do 'Vinho da Roda', uma prática datada do século XVII, numa altura em que o Vinho Madeira era transportado para as Índias nos porões dos navios.

Durante essas navegações acontecia, por vezes, que o vinho ao regressar a Portugal apresentava uma qualidade acrescida, apresentando um beneficio objectivo das suas características. É então que tonéis de Vinho Madeira passaram a ser enviados regularmente para as Índias, com o objectivo único de promover o seu enriquecimento e a sua valorização.

A par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o navio-escola 'Sagres' leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo através destas navegações para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens. Para além dos milhares de visitantes que recebe a bordo durante a permanência nos diversos portos de escala, o navio cumpre um vasto programa de divulgação e de representação, acolhendo um conjunto diversificado de eventos promovidos pelos parceiros da Marinha que se associam às viagens.

Sobre o veleiro

O 'NRP Sagres' é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, tendo sido lançado à agua em 30 de Outubro de 1937. Fará este ano 85 anos, 60 dos quais ao serviço de Portugal.

Durante a sua estadia no Porto do Funchal o navio estará aberto a visitas nos dias 30 e 31 de Julho, nos períodos das 10:00 - 12:00, 13:00 - 18:00 e 20:00 - 22:00 horas.

O navio-escola 'Sagres' é comandado pelo Capitão-de-fragata Mário António Fonte Domingues e possui uma guarnição de 157 elementos, dos quais 46 são Cadetes do 2º ano da Escola Naval.