Madeira

Madeira tem novo equipamento para limpeza de espécies infestantes

O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) dispõe, a partir de agora, de mais um equipamento que vem reforçar as acções de limpeza de espécies infestantes das serras da Madeira, reduzindo, desta forma, a carga combustível.

O novo equipamento foi, na manhã desta quarta-feira, empenhado na limpeza de carqueja nas serras do Poiso. A acção foi acompanhada pela secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, que pôde, assim, constatar a mais-valia do equipamento.

Susana Prada aproveitou a ocasião para lembrar os investimentos que o Governo Regional tem feito na prevenção, vigilância e combate aos fogos florestais, de modo a que, no seu entender, "a população está hoje mais segura".  A governante referiu, também, que nos últimos anos regista-se “uma diminuição do número de incêndios e diminuição da área ardida", o que, conforme sustenta, é "fruto do empenho do executivo na limpeza da carga combustível, na vigilância, que além do efeito dissuasor tem permitido diminuir o tempo da primeira intervenção, e ainda nos meios de combate nomeadamente no helicóptero".

O novo equipamento mostrou-se bastante polivalente, podendo ser equipada com uma pá carregadora frontal ou com uma cabeça destroçadora. Esta nova máquina teve um custo de 60 mil euros, tendo o IFCN contado com apoios comunitários para a sua aquisição. 

Conforme nota a Secretaria do Ambiente, este equipamento vai potenciar a manutenção de caminhos florestais, ao mesmo tempo que vai potenciar a capacidade regenerativa de espécies indígenas, como as urzes ou uveiras.