Desporto

Regata Canárias-Madeira 2022 espera ter no mar mais de 20 embarcações

None

Evento internacional de vela, da classe cruzeiro, realiza-se entre 6 e 11 de Setembro.

A edição de 2022 da Regata internacional Canárias-Madeira espera contar com mais de duas embarcações.

Aquela que é a 22.ª edição do evento destinado à vela da classe cruzeiro teve esta manhã a sua apresentação na sede do Clube Naval do Funchal (CNF), um dos clubes organizadores a par com o Real Club Nautico de Gran Canarias.

Celebrando 70 anos de existência a colectividade madeirense pretende, com este evento, continuar a honrar o seu legado de sete décadas de história, na dinamização e organização de iniciativas que colocam a Região na rota internacional da vela, dos desportos e turismo náutico.

O evento terá a sua largada no dia 6 de Setembro em Las Palmas de Gran Canaria, pelas 12 horas, onde os velejadores irão, depois, rumar até à capital madeirense, a cidade do Funchal, onde são esperados a partir do dia 8 de Setembro.

Para além do desporto e da competição esta Regata Canárias-Madeira, tal como em edições anteriores, conta com um programa rico em termos de convívio, em terra. Desde modo no dia 5 de Setembro está agendada a 'festa' da largada no Real Club Nautico de Gran Canarias, em Las Palmas, enquanto no dia 10, já no Funchal, realiza-se a grande festa da consagração dos campeões a ter lugar na sede do CNF, bem como a tradicional 'Festa Branca' navalista.

Com as inscrições abertas, desde o passado dia 21 de Julho, a competição é destinada às embarcações com certificado de medição ORC 1 e 2, ORC solo e duplo e ainda Open, nas classes 1 e 2.

A categoria Open, pretende incentivar o envolvimento dos entusiastas da vela que não realizam competições formais e regulares, aproximando assim os 'skippers' e tripulações de velejadores do mundo da competição, procurando assim um carácter mais familiar e recreativo.

Tal como em edições anteriores, neste evento serão premiados os três primeiros classificados nas diversas classes (ORC 1 e 2, Solo, Duplo e Open). Também como nos últimos anos, a primeira embarcação a chegar em tempo real, ao Funchal, irá conquistar o Troféu 'Dr Alivar Jones Cardoso' em homenagem a um dos principais impulsionadores desta regata e antigo presidente do CNF. De referir que este troféu foi concebido pelo escultor madeirense Ricardo Veloza.

Tendo como principais patrocinadores a marca Madeira - Secretaria Regional do Turismo e Cultura e o Hotel Orquídea, de destacar o DIÁRIO de Notícias que figura como um dos parceiros institucionais do evento.