Reclamações ao sector do Turismo aumentam 15% no primeiro semestre
Sites de reservas e companhias aéreas lideram reclamações relacionadas com problemas com reembolso de reservas e utilização de vouchers
O número de reclamações dirigidas ao sector do Turismo registou um aumento de 15% no primeiro semestre do ano, face a 2021, avança o Portal da Queixa.
Os dados aferidos no primeiro semestre de 2022 mostram que os consumidores portugueses registaram 2.459 reclamações na rede social de consumidores 'on-line', um crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2021, onde se registaram 2.136 queixas.
Entre as subcategorias do sector com o maior volume de reclamações registadas este ano, estão os Sites de Reservas de Viagens (38%); as Companhias Aéreas (37%); as Agências de Viagens (8%); os Sites de Reservas de Alojamento (7%) e os Aeroportos, a ocupar uma fatia de 3% no total de queixas apurado até Junho.
De referir que, nos primeiros seis meses do ano, os Hotéis e os Aeroportos foram as subcategorias com maior variação de crescimento face ao período homólogo, 142% e 121%, respectivamente.
Os principais motivos de reclamação estão relacionados com o reembolso de reservas e utilização de vouchers, a gerar 37% das queixas recebidas contra o sector no primeiro semestre. Problemas com a alteração, confirmação ou cancelamento de reservas (23%); pagamentos e facturação (15%); problemas com bagagens (10%) e questões relacionadas com Atendimento/Apoio ao cliente, foram queixas reportadas por 8% dos consumidores.
No ranking das entidades com o maior número de reclamações, a análise permitiu apurar que, lideram o topo da tabela a eDreams com 24% face ao total; segue-se a TAP com 16%; a Ryanair com 7%; o Booking a somar 4%; com a mesma percentagem de 4% cada um, está o Rumbo e a Easyjet; e com a mesma fatia de 2% está a ANA Aeroportos de Portugal, a Logitravel, a Vueling e a Tripmonster.
Ao analisar a variação face ao período homólogo, os dados do Portal da Queixa evidenciam que entre as entidades que registaram o maior crescimento, está a ANA Aeroportos de Portugal com mais 100% do que em 2021; a Logitravel com 91%; o Booking com 88% e a Tripmonster com mais 77% e a Easyjet com uma subida de 72%. Destaca-se a variação negativa do Rumbo que registou -58% de reclamações este ano, face a 2021.