Rússia inclui outros cinco Estados europeus na lista de países "hostis"
O Governo russo anunciou hoje que a Grécia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia e Croácia foram incluídos na lista de países designados como "hostis", limitando assim estes Estados europeus nas contratações locais para missões diplomáticas ou consulares.
"O Governo atualizou a lista de Estados estrangeiros que levam a cabo ações 'hostis' contra as representações diplomáticas e consulares. Na lista entraram a Grécia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia e Croácia", assinala um comunicado publicado no portal do executivo de Moscovo.
A disposição limita o número de pessoas que podem ser contratadas na Rússia pelas representações diplomáticas afetadas pela medida.
A embaixada da Grécia pode contratar até 34 pessoas, a representação da Dinamarca até 20 funcionários e a Eslováquia fica limitada a 16 pessoas contratadas localmente.
A Eslovénia e a Croácia ficam impedidas de contratar pessoal na Rússia para as missões diplomáticas e consulares.
Moscovo recordou que em maio passado as mesmas restrições foram impostas às embaixadas dos Estados Unidos e da República Checa.
A adoção deste tipo de limitações, que incluem a proibição total sobre a contratação local de pessoas que se encontram na Rússia, está contemplada num decreto de medidas de resposta aos "países hostis" assinado em dia 23 de abril pelo Presidente russo, Vladimir Putin.
Em 05 de março, nove dias após o início da chamada "operação militar especial" russa na Ucrânia, Putin ordenou ao Governo a elaboração de uma lista de países que cometiam "ações hostis" contra a Rússia.
Poucos dias depois, a Rússia aprovava essa lista, que integrava Estados-membros da União Europeia, incluindo Portugal, os Estados Unidos, o Reino Unido, a Austrália e o Canadá, entre outros países.