Pelo menos 55 pessoas foram resgatadas de quatro barcos na costa espanhola
Um total de 55 pessoas foram retiradas de quatro pequenas embarcações pelo Resgate Marítimo e pela Guarda Civil espanhola em diferentes pontos da costa de Almeria, entre a tarde de terça-feira e hoje, disseram as autoridades de Espanha.
De acordo com o porta-voz do Resgate Marítimo espanhol, o primeiro barco foi localizado na terça-feira pela Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) a cerca de 18,5 quilómetros a sudeste de Aguamarga, Níjar (Almeria).
Neste barco estavam a bordo 15 pessoas e o navio Salvamar Spica recolheu 14 dos seus ocupantes, incluindo três mulheres e dois menores, e um outro homem foi transportado pelo barco de patrulha Río Arlanza da Guarda Civil.
Os migrantes foram transferidos para o porto de Almeria, onde terminaram o desembarque na noite de terça-feira.
Por outro lado, na madrugada de hoje a Guarda Civil avistou três pequenas embarcações entre 11,1 e 16,6 quilómetros a sul de Garrucha (Almería).
O navio Salvamar Algenib recolheu, de um dos barcos, 16 pessoas de origem norte-africana, incluindo dois menores, por volta das 01:25, horário local (00:25 em Lisboa).
Posteriormente, cerca das 03:10, horário local (02:10 em Lisboa), o navio Salvamar Algenib resgatou outros nove norte-africanos, incluindo três mulheres e um menor.
Às 03:25, horário local (02:25 em Lisboa) foi realizado o terceiro resgate de hoje, neste caso de 15 norte-africanos, incluindo duas mulheres e um menor.
Estas operações foram coordenadas pelo Centro de Resgate Marítimo de Almeria e todos os migrantes foram transferidos para a cidade de Garrucha, em cujo porto terminaram o desembarque por volta das 06:16, horário local (05:16 em Lisboa).