Bolsonaro anuncia conversa telefónica com Zelensky
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, anunciou esta segunda-feira que planeia realizar uma conversa telefónica com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na próxima semana.
Será o primeiro contacto entre os dois líderes desde o início da invasão militar russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro.
"A 18 de Fevereiro tenho uma chamada telefónica marcada com Zelensky (...) Queremos fazer cada vez mais pela paz", disse Bolsonaro à Presidente húngaro, Katalin Novák, que se encontra em visita oficial ao Brasil.
Desde o início da guerra, Bolsonaro evitou condenar os ataques russos em território ucraniano e manteve uma posição "neutra" e "equilibrada" em relação ao conflito.
Também tem criticado as sanções económicas que o Ocidente adotou contra a Rússia, ao qual o Brasil, a maior economia da América Latina, não aderiu.
De facto, enquanto o Ocidente tentava isolar a Rússia, Bolsonaro reforçou a sua cooperação com a administração de Putin, que visitou em fevereiro, na véspera da guerra, para garantir o fornecimento de fertilizantes aos produtores agrícolas brasileiros.
Na mesma linha, o chefe de Estado brasileiro disse esta segunda-feira que "quase fechou" um acordo para comprar gasóleo "mais barato" da Rússia, numa altura em que a União Europeia e os Estados Unidos estão a cortar as suas importações de hidrocarbonetos russos por causa da guerra.