Madeira

“Apoiar os de fora e menosprezar quem é do concelho é uma política que precisa de ser alterada”

None

O vereador da coligação PSD/CDS 'Juntos Somos Machico' criticou, esta tarde, a "falta de critério e de rigor com que a Câmara Municipal de Machico tem vindo a atribuir os seus apoios às Associações", nomeadamente no que diz respeito aos eventos.

Norberto Ribeiro defendeu uma alteração ao modelo que vem sendo seguido, modelo esse que, segundo frisa, “valoriza as Associações de fora e menospreza aquelas que são e que contribuem para o concelho”.

De acordo com nota à imprensa, em causa está, por exemplo, o apoio hoje aprovado, em reunião de vereação, ao Torneio de Futebol Jovem 'Machico Cup', organizado pela Associação Desportiva de Machico. Este evento irá envolver mais de 800 atletas, para além dos pais e familiares, recebendo um valor de 15 mil euros, "valor bastante inferior a outros que têm sido atribuídos, pela autarquia, para cumprir o mesmo fim".

Se ainda há poucos dias este Executivo Municipal apoiou um Torneio de Futsal, realizado em Machico, que envolveu 400 participantes e que foi organizado pela Associação de Árbitros Portugueses, num montante de 21.500 euros, porque é que agora apoia, em menos 6.500 euros, uma iniciativa que se realiza nos mesmos moldes, por uma Associação que é do concelho e que envolve o dobro dos participantes?” questiona o vereador, que, alertando para esta incongruência, apela à revisão e ajuste do modelo de apoios municipal que está em vigor.

O vereador defende que “esta não é, de forma alguma, a melhor estratégia para valorizarmos as nossas Associações, que se sentem tratadas de forma desigual e que muito contribuem para a dinâmica e a imagem de Machico”. Lamenta que este seja “apenas um dos muitos exemplos para os quais o PSD tem vindo a alertar, sem que, todavia, o Executivo Municipal seja capaz de corrigir uma actuação que tem, infelizmente, dois pesos e duas medidas”.