Porto Santo recupera 14 fontenários públicos
Autarquia investe 122 mil euros sendo que parte deste valor será financiado pela União Europeia
O município do Porto Santo programou para a próxima segunda-feira o início da empreitada de restauro, reparação e limpeza de 14 fontenários públicos.
Os trabalhos consistem na limpeza de elementos como pedras de cantaria, reparação/revestimento de paredes, tectos e pavimentos, execução de pinturas, assim como a execução/substituição de pequenas redes de abastecimento.
Uma intervenção que resulta de um investimento do município na ordem dos 122 mil euros, sendo que parte desse valor será financiado pelo FEDER, um quadro de apoio financeiro proveniente de Bruxelas.
Esta era uma vontade demonstrada pela população que não quisemos deixar de levar a cabo. Hoje, todas as pessoas têm acesso à água potável, contudo a recuperação destes fontenários é muito importante para a preservação e das memórias e vivências próprias do nosso povo. Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo
A empreitada englobará a recuperação e valorização dos fontenários da Vila, Fontinha, Tanque, Matas, Dragoal, Farrobo, Camacha, Serra de Dentro, Serra de Fora, Lapeira, Espírito Santo e ainda a Fonte de Ó.
Durante a manhã desta quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, acompanhado pelos técnicos do município, bem como dos responsáveis pela obra, realizaram uma visita aos locais de intervenção, tomando assim conhecimento de todas as dificuldades ou condicionantes na execução da mesma.
Os fontenários do Porto Santo são equipamentos que tiveram uma importante função no passado, abastecendo a população local e servindo de ponto de encontro e de convívio da comunidade, sendo que esta acção irá representar uma valorização do património cultural e histórico, que define a identidade porto-santense.