Madeira

Governo garante reservas de cereais e “estabilidade” no preço do pão

None

Albuquerque assegura que não há motivos para recear ruptura nas reservas de trigo

O presidente do Governo Regional garante que “não é preocupante” as reservas de cereais na Madeira. Diz mesmo que não só não há nenhuma razão para apreensão, como também está garantida a estabilidade no preço do pão.

O argumento para tranquilizar é “apoiar as empresas de importação de cereais, sobretudo o trigo, no sentido de garantir que há uma estabilidade no preço do pão aqui na Madeira”, começou por apontar, à margem de visita a São Vicente.

Diz que o Governo Regional está “em articulação” com as empresas do sector para “garantir os stocks. Tudo isso está assegurado e não há nenhuma razão para termos qualquer receio. Se for caso disso, o governo intervém imediatamente”, ou seja, intervém de forma directa, porque “com a segurança alimentar não se brinca”, sublinha.

Miguel Albuquerque alega que dentro das regras comunitárias há formas para “evitar a inflação dos preços, sobretudo num bem tão importante como é o pão”. Esta é de resto uma situação que está a estudar com cautela para “não violar as regras europeias”, sendo certo, diz, que “existem alguns mecanismos que permitem que essa estabilidade seja assegurada”.