5 Sentidos

I Festival de Dança do Funchal com companhias, projectos e grupos nacionais

Evento realiza-se entre os dias 15 e 26 de Junho

A Escola de Dança do Funchal promove, entre os dias 15 e 26 de Junho, o I Festival de Dança do Funchal, que contará com companhias, projectos e grupos nacionais, como a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

Para esta primeira edição do evento estão previstos diversos espectáculos, workshops e masterclasses, numa programação que prima por ser diversificada.

“Nesta primeira edição apostamos numa programação diversificada, com espectáculos para o público em geral e infantil, e actividades para todas as idades”, disse Vanessa Fernandes, responsável da Escola de Dança do Funchal, na apresentação do evento que decorreu, hoje, no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal.

A objectivo é fazer com que o festival ganhe o impacto desejado para que, nas próximas edições, seja possível trazer à Região outras companhias.

“A ideia é fazer o festival crescer para que, nos próximos anos, haja a possibilidade de trazer outras companhias e coreógrafos nacionais e internacionais”, frisou.

Vanessa Fernandes destacou ainda o facto de este evento ser uma forma de estabelecer “futuras parcerias e projectos” e uma oportunidade para os alunos, professores e artistas terem contacto com profissionais da área.

Já o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, garantiu que a autarquia irá continuar a apoiar este evento, até porque o objectivo é que o Funchal tenha um Festival Internacional de Dança.

Esta é a primeira edição do Festival de Dança do Funchal, mas será a primeira de muitas, porque no próximo ano nós vamos apoiar este evento, assim como nos anos seguintes. Gostaria muito de ver um festival de dança do Funchal a tornar-se num festival internacional".  Pedro Calado

Além disso, destacou o facto o Funchal não assistir a um evento do género "há 40 anos".

Os espectáculos irão decorrer no Teatro Municipal Baltazar Dias. Os bilhetes custam 10 euros para adultos e cinco euros para crianças e adultos com mais de 65 anos. Os passes de acesso para todos os espectáculos custam 35 para adultos e 17.50 euros para crianças e adultos com mais de 65 anos. Já o passe de acesso para todos os espectáculos e ensaios abertos têm o custo de 40 euros para adultos e 20 euros para crianças e adultos com mais de 6 anos. Os ingressos estão à venda no local.

Já os workshops e masterclasses irão decorrer na Escola de Dança do Funchal, com artistas convidados. Para os mais novos os workshops terão lugar no foyer do ‘BaltazarDias’, com professores e artistas locais. Os interessados em participar devem fazê-lo através das redes sociais da Escola de Dança do Funchal.

O festival - uma coprodução entre a autarquia do Funchal e a Escola de Dança do Funchal, com o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Cultura -  irá arrancar com a performance do AnimaBallet - Companhia de Escola de Dança do Funchal, única companhia participante da Região.

O evento contará ainda com as companhias, projectos e grupos nacionais Intranzit Cia. Jovem – Companhia apoiada pelo Município de Famalicão, Fábio Lopez, Miguel Esteves e Tiago Manquinho; Catarina Casqueiro e Tiago Coelho, uma dupla de criação coreográfica; Miguel Ramalho e Miguel Esteves da Companhia Nacional de Bailado; ANIMAballet – Companhia Jovem; Margarida Belo Costa e Inês Pedruco e Margarida Belo Costa – Projecto de criação coreográfica do Politécnico de Lisboa.

A apresentação contou com uma performance de dança, tal como é possível visualizar no vídeo.