Mundo

Balanço de mortos em acidente de comboio sobe para 17 no Irão

Foto DR/Twitter
Foto DR/Twitter

O balanço de mortos no acidente com comboio que ocorreu hoje perto da cidade de Tabas, no centro do Irão, subiu para 17, disseram as autoridades locais, sublinhando que dezenas de pessoas ficaram feridas.

"Dezassete pessoas morreram e outras 37 feridas foram transportadas para o hospital. O número de mortos deve aumentar, já que vários feridos estão em estado crítico", disse o porta-voz do serviço nacional de emergências, Mojtaba Khaledi, citado pela televisão estatal iraniana.

O primeiro balanço das autoridades iranianas indicava que 10 pessoas tinham morrido no acidente.

De acordo com as autoridades locais, o acidente ocorreu quando o comboio, que transportava cerca de 350 passageiros, atingiu uma escavadora e acabou por descarrilar nos arredores de Tabas, no centro do país.

Fotos divulgadas pela agência de notícia iraniana Isna mostram uma carruagem tombada na linha e outras quatro amontoadas umas sobre as outras.

De acordo com imagens do canal Iribnews, o acidente ocorreu numa área desértica perto de Tabas, a 900 quilómetros a sudoeste de Teerão. A tragédia ocorreu na linha que liga as cidades de Mashhad e Yazd.

"O comboio, que transportava 348 passageiros, descarrilou depois de embater numa escavadora" que estava muito próxima dos trilhos, disse Mir Hassan Moussavi, responsável adjunto das Ferrovias do Irão, à televisão estatal.

O acidente aconteceu às 05:30, horário local (02:00 em Lisboa), de acordo com a televisão estatal. O diretor de operações de resgate, Mehdi Valipou, disse que cinco dos 11 vagões do comboio descarrilaram.