Exercício de Cibersegurança para testar resposta nacional e regional
Secretário Regional das Finanças vai marcar presença
Está agendado para amanhã, quarta-feira, o Exercício Nacional de Cibersegurança - ExNCS 2022, que decorrerá, em simultâneo, pelas 17h00, nas instalações da Direcção Regional de Informática, em São Martinho.
O exercício tem por finalidade exercitar e testar a capacidade de resposta nacional e regional, face à ocorrência de incidentes de cibersegurança e ciberataques, assegurar a articulação e a cooperação entre vários intervenientes, ao mesmo tempo que sensibiliza e capacita a comunidade para a prevenção e reacção a incidentes e crises de cibersegurança.
Este ano, o ExNCS é dedicado à temática de Operacionalização do Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço e ocorrerá de forma integrada com o exercício pan-europeu CyberEurope 2022, cujo cenário é orientado ao sector da Saúde, com potenciais impactos em outros sectores.
O Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, vai marcar presença no evento.
O responsável participará de dois simulacros de decisão estratégica, que visarão, por um lado, uma disrupção do cabo submarino nacional – deixando a Região sem comunicações com o exterior – e, por outro, um ataque a infra-estruturas da área da Saúde, com necessidade de resposta a resgate de cibercriminosos.
Pela sua natureza e impacto, a situação obrigará a escalar o problema na cadeia de decisão, sendo solicitada a presença do Secretário Regional na sala de gestão de crises e na sala de operações dos Serviços de Cibersegurança, para coordenar e decidir em conformidade