Madeira

Madeira tem “o melhor índice de Qualidade Ambiental de todas as regiões de Portugal”

None Ver Galeria
Fotos Rui Silva / ASPRESS

Região reduziu emissão de gases com efeito estufa em 64% enquanto Portugal reduziu apenas 4,4%

A Madeira tem “o melhor índice de Qualidade Ambiental de todas as regiões de Portugal”, assegura a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climática, Susana Prada, na abertura das 'Conferências do Ambiente e Acção Climática', iniciativa que decorre esta tarde Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

Depois de assegurar que “somos a região ultraperiférica insular com maior componente de renováveis na produção de energia eléctrica”, fez saber que a Madeira reduziu “as emissões de gases com efeito estufa em 64% enquanto Portugal reduziu apenas 4,4%”.

A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial do Ambiente. A efeméride, celebrada a 5 de Junho, visa sensibilizar para a importância do ambiente para a segurança da humanidade e alertar para a preocupante degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos.

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, presidiu à sessão de abertura.

Na opinião de Susana Prada “o percurso das estratégias climáticas mundiais definidas para esta década, definirá o estado ambiental das décadas seguintes”

Face aos danos profundos da pandemia e da guerra, reforça “o Planeta apenas cumprirá ‘Paris’, se verdadeiramente for concretizado um esforço colectivo, de transversalidade e estratégia mundial”. Sustenta por isso que “recuperar sectores chave é uma prioridade inquestionável”. Razão para a Europa “concentrar esforços também na guerra climática, no derradeiro esforço de virar a página da transição energética”.