Evolução económica está sujeita a “cenários imprevisíveis”
“A Madeira está a sentir e vai continuar a sentir os impactos daquilo que se está a passar no Mundo”, disse, esta tarde, o Bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, que veio ao Fórum PME Global na Madeira falar sobre estratégias de desenvolvimento aos mais diferentes níveis.
Apesar da perspectiva optimista para a economia portuguesa, Mendonça aponta problemas estruturais que importam resolver, sobretudo perante “cenários imprevisíveis”.
No que à economia madeirense diz respeito e às perspectivas animadoras, aponta que isso se deve em muito ao sector do turismo, mas que acaba por “fugir ao nosso domínio”. Se houver uma alteração, e não obstante as nossas perspectivas, “tudo pode acontecer”. E aqui a importância de diversificar o mercado.
As acessibilidades são outros dos problemas que afectam a economia dos arquipélagos. "Esta volatilidade acho que não é o mercado a funcionar", considerou o Bastonário. Valorizar a economia do mar foi outro dos reptos lançados.
O Fórum PME Global na Madeira, da Ageas Seguros, é organizado em conjunto com a Ordem dos Economistas e o Governo Regional, tem como objectivo dinamizar as actividades económicas regionais, com uma visão diferenciadora.