5 Sentidos

'Xarabanda' com actividades programadas para 17 e 19 de Julho no Funchal

None

A Associação Musical e Cultural Xarabanda (AMCX) tem programadas para o próximo mês duas actividades na cidade do Funchal, que se realizam nos dias 17 e 19 de Julho, pelas 19 horas, respectivamente no auditório do Jardim Municipal e no Foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Estas iniciativas, de entrada livre, inserem-se num projecto apoiado pela Câmara Municipal do Funchal (CMF).

No dia 17 de Julho, a associação apresentará um concerto inclusivo, tendo por base a formação 'Oficina de Ritmos para Cavaquinho Brasileiro e Violão', baile público intitulado 'Dança que eu toco'.

Esta actividade contará com a actuação de todos os participantes da formação, acompanhados por dois músicos e formadores brasileiros convidados, Pedro Cantalice e Gilberto Vieira. Além disso, o concerto contará com a participação dos grupos musicais da AMCX, 'A velha Guarda', o 'Quarteto Moritz' e o grupo de danças tradicionais europeias, 'Rodopio Pintoresco'.

No dia 19 de Julho, será apresentada a conferência 'Danças Urbanas do Século XIX para Cavaquinho do Brasil e Machete/Braguinha', proferida pelos investigadores brasileiros Pedro Cantalice e Gilberto Vieira, e pelo musicólogo Paulo Esteireiro.

Sobre a Associação Xarabanda

A Associação Cultural e Musical Xarabanda, nasce em 1981, com o objectivo de promover a tradição musical madeirense, tendo lançado o seu primeiro disco em 1989, 'Tocares e cantares tradicionais da Madeira'.

Esta associação é composta por dez elementos, entre eles: Rui Camacho, João Viveiros, Roberto Moniz, Roberto Moritz, Maria João Caíres, Slobodan Sarcevic, Filipa Camacho, Carlos Figueira e Duarte Salgado.