ACIF-CCIM participa em encontro transnacional na Sicília
Desde a passada segunda-feira, que a ACIF-CCIM encontra-se a participar no encontro transnacional dos parceiros do projecto ‘U-Mar’, que está a decorrer em Sicília, em Itália, com o objectivo de ser definida a estrutura do curso de formação sobre a arqueologia subaquática, que estará disponível, através de uma plataforma de e-learning, aos operadores turísticas e culturais de todas as regiões envolvidas.
O projeto ‘U-Mar’, financiado no âmbito do programa Erasmus Plus, envolve a participação de diversos parceiros de Itália, Croácia, Espanha, Chipre e Portugal e tem como intuito valorizar o património cultural subaquático e promovê-lo enquanto novo produto turístico de excelência.
Nestes últimos anos, têm-se registado um aumento significativo do interesse da comunidade em conhecer, vivenciar e explorar as descobertas arqueológicas, pelo que urge implementar iniciativas que, por um lado, ajudem a preservar o nosso património cultural subaquático, e por outro, promovam-no enquanto novo segmento turístico.
Durante este encontro, que termina hoje, os parceiros definiram a estrutura do curso de formação, tendo sido debatidos os seguintes tópicos: a documentação técnica inerente à proteção do património subaquático, a interpretação, valorização e promoção do património subaquático, as estratégias para a gestão destes espaços, a avaliação do impacto das atividades marítimo turísticas e a relação entre o turismo e arqueologia, a criação de itinerários culturais e a legislação existente sobre esta temática em cada uma das regiões.
O próximo passo será desenvolver os conteúdos e testá-los junto do público alvo, designadamente junto dos operadores turísticos e culturais, no sentido de validar a pertinência da informação e a forma como a mesma vai estar disponível na plataforma. Esta fase de testes deverá ocorrer em Setembro, altura em que está prevista a próxima reunião, que terá lugar na Croácia.
Encontra-se também a participar neste encontro o CEAM - Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea, enquanto entidade investigadora convidada.