Madeira

Doca do Cavacas interdita a banhos

None
Foto: Facebook FrenteMar Funchal

A zona balnear da Doca do Cavacas, no Funchal, está interdita a banhos, segundo informação divulgada pela Câmara Municipal do Funchal, através da empresa municipal Frente MarFunchal, que tem à sua responsabilidade a gestão dos complexos balneares. 

O motivo da interdição prende-se com poluição na água do mar, detectada no seguimento das vistorias quinzenais realizadas pela Direcção Regional de Saúde às águas balneares na Madeira e Porto Santo.

Em nota enviada à comunicação social, a autarquia rebela que "os valores detectados na análise, em laboratório, determinam, de acordo com a lei, que seja hasteada a bandeira vermelha até ser realizada nova análise para verificação do estado das águas, tendo sido recolhida nova amostra ao fim da manhã, sendo os resultados conhecidos na manhã da próxima sexta-feira, ficando até lá o complexo balnear interdito a banhos para preservação da saúde pública dos banhistas". 

A mesma fonte revela que a Câmara Municipal do Funchal, em conjunto com a Frente MarFunchal que gere o espaço, efectuaram, de imediato, uma verificação e fiscalização às instalações da praia e do restaurante ali existente, não tendo sido detectada nenhuma anomalia, nem qualquer ocorrência nos últimos dias nas estações elevatórias existentes. "A fiscalização da Câmara Municipal do Funchal concentra-se agora nas zonas circundantes, nomeadamente a leste da Doca do Cavacas, para o lado do Funchal, de onde parece provir a sujidade ali identificada", revela a CMF.

Até serem conhecidos os resultados da contra-análise a praia continuará aberta ao público, mas condicionada à não utilização para banhos no mar e nas piscinas naturais.