Madeira

Estação Zootécnica da Madeira totalmente requalificada

None
Foto Google Maps

A Estação Zootécnica da Madeira – Dr. Carlos Dória foi totalmente requalificada. A empreitada incluiu renovação dos exteriores e dos edifícios, num investimento global de 3,2 milhões de euros, que vem dar um novo dinamismo ao sector pecuário na Região.

A obra, agora concluída, sob iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, contemplou vários investimentos, como a limpeza de matos e controlo de vegetação espontânea nos terrenos da Estação, onde foram plantadas 5000 plantas indígenas: 2000 Faias das ilhas, 1000 Loureiros e 2000 – Folhados.

O investimento inclui ainda a instalação de vedação em rede ovelheira, numa extensão de 3683 metros, com a colocação de 8 portões, bem como o melhoramento e instalação de pastagens biodiversas em 19 hectares.

O projecto englobou igualmente a instalação de apiários, incluindo colmeias e suporte. Procedeu-se ainda à beneficiação de sala de apoio à apicultura e adquiriram equipamentos para apicultor.

Destaque-se ainda o investimento em estruturas funcionais directamente relacionadas com a instauração de um sistema agroflorestal: aquisição de bebedouros de pasto para bovinos e criação de abrigo para animais em pasto, de abrigo principal, de abrigo para animais de pequeno porte, de fossa séptica para chorume, de cais de carga e nitreira, de estação de compostagem e de um armazém para máquinas e equipamentos;

Melhorou-se também a unidade de apoio aos trabalhadores e renovou-se a rede de combate a incêndios e rega de pasto.

A obra contemplou igualmente a beneficiação de rede viária numa extensão de 2.331 metros, a construção de rede viária (acesso principal com a colocação de um portão - 860m, caminho florestal - 753m, acesso à estação de compostagem - 200m) e a beneficiação do ponto de água em betão com capacidade de 1500m3.

O Governo Regional procedeu ainda à compra de máquinas e equipamentos: canhões metálicos e tripé, mangueiras, aquisição de trator e respetivos acessórios, distribuidor de composto, atrelado com báscula e tapais, gadanheira de pente hidráulico, reboque cisterna, revirador de composto, subsolador de 5 dentes, motorroçador, destroçador de mato hidráulico, cerca elétrica para bovinos, contador de medição de água).

Refira-se ainda a elaboração de um Programa de Gestão Florestal para todo aquele espaço, de 37 hectares.

Há a contabilizar ainda a recuperação total dos três prédios que compõem a estação.

O objectivo foi criar ali um núcleo educacional, que permitisse a realização de formações, a par de um espaço museológico ligado à atividade pecuária e à história da Estação.