Madeira

Escola da Ladeira sem água deixa cerca de 200 alunos em casa

None
Foto: Tecnovia

A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Ladeira, em Santo António, vai estar o dia de hoje sem água (09h00-23h00), o que deixa cerca de 200 alunos em casa.

Em declarações ao DIÁRIO, o director da escola, Rui Coelho, explicou que devido a obras da Câmara Municipal do Funchal (CMF) foi cortada a água, situação que também aconteceu na quinta-feira passada, contudo só condicionou a parte da manhã (9h00 -12h00), mas que a escola manteve o funcionamento normal.

Por hoje ser uma interrupção durante todo o dia, foi pedido à delegação escolar bem como à Secretária Regional da Educação para que os alunos do primeiro ciclo ficassem em casa. 

Mesmo assim, foi dito aos alunos que se preferissem ir à escola que o podiam fazer, através do ciclo de apoio às famílias. Desta forma, cerca de "5-6 alunos do pré-escolar" estão no estabelecimento de ensino, explicou Rui Coelho.

Todavia, ao contrário dos alunos que tiveram a oportunidade de ficar em casa, o mesmo não aconteceu com os professores da escola que têm de cumprir o horário de trabalho.

Perante a questão sobre a necessidade da deslocação dos docentes ao estabelecimento, Rui Coelho, explicou que "têm de fazer o seu serviço normal" e questiona "como vão justificar a falta" se ficarem em casa.

Acrescentou ainda que é mais fácil explicar aos adultos este condicionamento do que a 200 alunos do primeiro ciclo.