Oito civis mortos e 21 feridos em bombardeamento russo em Lysychansk
Pelo menos oito civis ucranianos morreram e 21 ficaram feridos hoje num bombardeamento russo quando armazenavam água em Lysychansk (leste), cidade gémea de Severodonetsk recentemente conquistada pelas forças de Moscovo, anunciou o governador regional.
"Os russos dispararam contra uma multidão com vários lançadores de foguetes Hurricane enquanto civis retiravam água de uma cisterna. Oito moradores morreram, 21 foram levados para o hospital", escreveu na rede social Telegram o governador da região de Lugansk, Serguiï Gaïdaï.
Lysychansk é a última grande cidade a ser conquistada pelos russos na região de Lugansk, uma das duas províncias da bacia industrial de Donbass.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.