21 estudantes universitários e recém-licenciados realizam estágios no CQM
No dia 4 de Julho, o Centro de Química da Madeira (CQM) recebe 21 novos estagiários recentemente admitidos no âmbito dos programas 'Estágios de Verão para Universitários' e 'Ingress@', e que passam a integrar a equipa de investigadores do Centro, durante o período do Verão.
A recepção e assinatura do termo de tomada de posse dos estagiários, decorre na Sala 0.57, no piso 0, do Campus da Penteada, pelas 09h30, e contará com a presença do reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes, do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho e do coordenador científico do CQM, João Rodrigues.
Os Estágios de Verão pretendem potenciar nos estudantes universitários a aquisição de aptidões transversais ao nível social, académico e profissional, em contexto real de trabalho, na área de formação que se encontram a frequentar, enquanto o Ingress@, procura estimular a capacidade empreendedora dos jovens, recém-graduados, na construção de um percurso profissional contínuo e dinâmico, promovendo a sua qualificação e integração no mercado de trabalho.
Estes programas são promovidos pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e têm a duração de 1 e 3 meses. Para muitos dos estagiários, trata-se do primeiro contacto com o CQM, com os diferentes os projectos de investigação em curso, e com a estrutura organizativa e de funcionamento de um centro de investigação.
Este ano, o CQM disponibilizou várias temáticas de estudo que visam proporcionar uma experiência enriquecedora numa das duas grandes áreas de investigação do CQM – Materiais e Produtos Naturais – sendo elas, especificamente: Biomateriais, Bioquímica, Eletroquímica, Fitoquímica, Nanomateriais para Aplicações Biomédicas, Química Alimentar, Química Analítica, Bioquímica, Química Bioinorgânica, Química Computacional, Química Física, Química Medicinal e Química Orgânica.
O CQM é um Centro de Investigação Nacional, com sede na Universidade da Madeira, classificado com 'Excelente', apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.