Madeira

Orografia da Madeira "é um desafio para a engenharia estrutural"

Pedro Fino na abertura da 23.ª edição da 'European Conference on Fracture 2022', da Sociedade Europeia de Integridade Estrutural

Foto Rui Silva/Aspress
Foto Rui Silva/Aspress

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, em representação do presidente do Governo Regional, participa, esta manhã, na sessão de abertura da 23.ª edição da 'European Conference on Fracture 2022', da Sociedade Europeia de Integridade Estrutural, que decorre no Hotel Pestana Casino Park.

"É uma manifestação de que a Madeira sabe receber bem e também porque temos um conjunto de infraestruturas relevante. A nossa orografia faz com que seja um desafio para a engenharia estrutural encontrar soluções para aquilo que a população precisa", disse o governante, que lembrou que a Região tem um leque de profissionais ligados à engenharia de grande qualidade, muitos deles a trabalhar no estrangeiro.

"Quem consegue construir na Madeira consegue construir em qualquer lado", disse ainda o secretário regional, não esquecendo que este tipo de conferências dinamizam todo o tecido económico regional.

Pedro Moreira, do INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, considerou a Madeira "um laboratório vivo" para debater sobre as temáticas ligadas às engenharias.

É a quinta vez, com esta edição, que a Região Autónoma da Madeira acolhe este evento focado em investigação e inovação no estudo do comportamento mecânico de materiais e estruturas para aplicações diversas, desde engenharia civil, engenharia mecânica ou aeroespacial.

Estão inscritos nesta conferência cerca de 500 cientistas e investigadores de 40 países.