Autocarros do (far)Oeste

Não é que descobri, que lá no (Rod)Oeste também há condutores de autocarro não respeitam passageiros?!

Devo dizer desde já, que não sou utente desta companhia, mas ainda ontem lia o diário online e não é que deparo-me com uma notícia publicada há duas semanas ("Zaragata em autocarro...", 11jun), de uma viagem interrompida e talvez dezenas de utentes prejudicados, porque o sr. condutor colocou a segurança de um idoso em risco (segundo a mesma notícia)!

A história é a seguinte, para quem não conhece: não é que um passageiro ao chamar a atenção ao motorista, porque este arrancou sem deixar o idoso se sentar, mais a consequente discussão à volta disso, o sr condutor decidiu chamar a polícia?! Aparte: este mês vi um vídeo de um autocarro a cair de uma ponte, devido a briga de passageiro/motorista.

Desde já dou os parabéns ao sr passageiro que levantou a sua voz publicamente, para defender uma pessoa mais velha. Estamos cada vez mais, com ausência de valores. E só posso dar os parabéns a este passageiro, e a todos, os que ainda têm alguns valores e defendem aquilo que, até já devia ser do senso comum: O respeito pelo próximo, ainda mais tratando-se de idosos.

E peço a todos os que também não concordam e sentem a sua segurança ameaçada, para que sejam eles a ligar para a PSP e a pedir a sua comparência, nem que seja, aparecer no final da viagem, para identificar o motorista e quem testemunhou a situação. Ou/e enviem email para a PSP, ao abrigo do Artigo 170.º - Auto de notícia e de denúncia, número 5.

Neste caso, a PSP veio e identificou o... sr passageiro... Agora pergunto, à PSP, já que esta situação ficou pública: identificaram também o sr. motorista por estar a colocar a segurança do idoso em risco? Pediram testemunhas? Passaram uma coima ao motorista por estar a conduzir colocando passageiros em risco (Transporte de pessoas e bens - Artigo 54.º, números 3, 4 e 6)? Assim gostava de um esclarecimento público (já que a situação foi tornada pública), penso que da esquadra de Câmara de Lobos, em virtude do local onde se deu este triste episódio. E já agora, do Comando regional da PSP, em virtude das várias reclamações que já fiz.

Não sou utente do "oeste", mas sou do lado "este"... e devo dizer que também tenho várias reclamações feitas, quer na companhia, quer na PSP, ARAE, DRET, Diário, redes sociais, CMTV, etc...

O autocarro é para andar, depois do passageiro estar sentado, ou em pé mas, no seu lugar bem agarrado.

Quem nos defende?! Se reclamamos e não nos ouvem, levantamos a nossa voz, não há fiscalização, multas ou coimas, sanções (ou quando chega a haver são suspensas ou ficam pelos avisos)...?! Quem nos defende, quando levantamos a nossa voz pela justiça e nossa segurança, e ainda ficamos mal vistos?!

Teremos de ser nós passageiros, cidadãos, a parar este comportamento de faroeste, à maneira do faroeste...?!

Duarte Sousa Melim