Governo Regional vai criar "reserva de crise" para apoiar os produtores regionais
Miguel Albuquerque referiu que também estão a ser ultimados apoios para o sector da panificação
Na visita à 7.ª edição da Expo Pecuária, que decorre na Ponta Delgada (São Vicente), Miguel Albuquerque anunciou hoje, que o Governo Regional, depois de "muita insistência" junto da União Europeia, obteve autorização para começar a elaborar o regulamento para a chamada "Reserva de Crise", que vai afetar verbas do PRODERAM e do Orçamento Regional, para apoiar os produtores regionais com a subida dos preços dos factores de produção que afectam a pecuária na Madeira.
Já está combinado com o Secretário Regional [da Agricultura e Desenvolvimento Rural], que vamos até ao Verão, elaborar o regulamento e vamos afetar essas verbas para iniciarmos o apoio justo, merecido e necessário aos nossos produtores regionais, relativamente aos factores de produção Miguel Albuquerque
O governante relembrou que os cereais têm tido uma subida exponencial, devido principalmente à guerra na Ucrânia, que é um dos principais produtores mundiais, e essa subida de preços tem-se reflectido nos factores de produção, designadamente nos custos das rações e no conjunto de produtos associados à produção animal.
"Visa minimizar os custos de produção, ou seja, que os custos da subida da ração não tenham tanto impacto no consumidor final e também no próprio desenvolvimento das actividades empresariais", explicou, acrescentando que estes apoios devem entrar em vigor logo após o Verão e também devem chegar a outros sectores, como a panificação. "Também já estamos a tratar disso e vamos tentar evitar a subida do preço do pão. Neste momento, estamos a ultimar os trabalhos e também vão nesse sentido", concluiu.