Patrocinado Ordem dos Engenheiros Técnicos . Secção Regional da Madeira

Apache OpenOffice Software de escritório de código aberto

None Ver Galeria

Pacote office são expressões que remetem ao conjunto integrado de aplicativos voltados para as tarefas de escritório, tais como editor de texto, folha de cálculo, e editor de apresentação.

Porquê OpenOffice - O OpenOffice é o principal pacote de software de escritório de código aberto para processamento de texto, folha de cálculo, apresentações, gráficos, bancos de dados e muito mais. Está disponível em vários idiomas e funciona em todos os computadores comuns. Armazena todos os dados em um formato padrão aberto internacional e com possibilidade de ler e gravar ficheiros de outros pacotes de software office comuns. Pode ser instalado e usado de forma totalmente gratuita para qualquer finalidade. Compatível com os S.O. Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X

Fácil de usar - O OpenOffice é fácil de aprender, e se você já estiver usando outro pacote de software de escritório, poderá transferir os documentos para o OpenOffice imediatamente, sendo os mesmos lidos sem dificuldade, algumas formatações, e ou, instalação de fontes, poderão ser necessárias.

E é grátis - O melhor de tudo é que o OpenOffice pode ser instalado e usado totalmente sem taxas de licença. Como todos os softwares da Apache Software Foundation, o OpenOffice é de uso gratuito. Isso significa que você pode usá-lo para qualquer finalidade - administração doméstica, comercial, educacional, pública. Você pode instalá-lo em quantos computadores quiser. A licença nunca expira.

A suíte OpenOffice é composta pelos seguintes componentes:

WRITER - É um processador de texto com capacidade e visual similares ao Microsoft Word. Este editor é capaz de escrever documentos no formato PDF e editar documentos HTML. Por padrão, sua extensão é a .odt, que geralmente tem um tamanho menor em relação aos .doc. Mesmo os documentos salvos em .doc ficam com um tamanho menor, se comparados aos salvos no Word.

IMPRESS – Realiza apresentações através de slides, similar em capacidades ao PowerPoint. Além das capacidades comuns de preparação das apresentações, ele é capaz de exportá-las no formato Adobe Flash (SWF) permitindo que ela seja visualizada com o Flash Player instalado.

MATH - Editor de fórmulas matemáticas equivalente ao Microsoft Equation Editor. Serve para a criação simples de fórmulas matemáticas.

Draw – Ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw.

Calc - Folha de cálculo similar ao Excel. Possui uma série de funções que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na folha.

Base - Sistema gestor de base de dados, permite criar Tabelas, Pesquisas, Formulários e Relatórios.

É seguro? Como é um programa de código aberto, qualquer pessoa pode modificar e distribuir o software. Pode-se adicionar barras de ferramentas, software extra ou até malware em versões personalizadas. É importante efetuar o download do software apenas no site da Apache, que não contém todo o “lixo” encontrado durante o download de terceiros. Informação em português adicional poderá ser obtida no site https://www.openoffice.org/pt/

Concluindo:

Na aquisição de um PC ou Portátil, originalmente vem acompanhado pelo Microsoft Office /365, mas trata-se apenas de uma versão com funcionamento temporário, que posteriormente bloqueia, sendo necessário o pagamento da versão licenciada. Não obter o Microsoft Office ou Office365 para a maioria dos utilizadores é o preço. O OpenOffice é uma solução gratuita e útil. Honestamente, o OpenOffice pode não ser tão bom quanto o Microsoft Office/365, mas a pergunta que você deve fazer é: isso importa?

Você precisa de todos os acessórios e ferramentas que acompanham o Excel ou Word? (e vamos ser honestos, nenhum utilizador doméstico usa 80% dos recursos mais complexos destas duas ferramentas). Os aplicativos do OpenOffice são parecidos o suficiente com as opções do Microsoft Office/365, de forma que o utilizador médio não vai se importar com alguns dos recursos que não estão incluídos.

Artigo escrito por:

Engenheiro Técnico Herberto Silva

Licenciado em Engenharia Informática,

Colégio de Especialidade de Informática

https://www.oet.pt/