União dos Sindicatos promove debate e manifestação pelo aumento de salários e pensões
Sindicato aponto "o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos"
A USAM – União dos Sindicatos da Madeira realiza na próxima segunda-feira, 27 de Junho, um debate, seguido de manifestção, sob o lema 'Pelo aumento geral dos salários e pensões! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos'.
A iniciativa, que surge no âmbito da jornada de Luta Nacional convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, terá lugar no Auditório do Sindicato da Hotelaria da Madeira e contará com a participação da secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha.
Após o debate, às 11 horas, será realizada uma manifestação pelo Sindicato da Hotelaria da Madeira rumo à Assembleia Legislativa da Madeira, onde haverá intervenções sindicais com a leitura e aprovação de uma moção a ser entregue no parlamento madeirense.
A USAM denuncia o "aproveitamento" da pandemia e da guerra na Ucrânia "para desencadear um brutal aumento de preços, com as multinacionais a promoverem a especulação para concentrar lucros cada vez maiores, degrada ainda mais o poder de compra dos salários e das pensões, afectando de forma mais violenta os trabalhadores, os reformados / pensionistas e as camadas mais desfavorecidas da população".
O momento complexo que atravessamos, ainda sob os efeitos da pandemia e de todo o aproveitamento levado a cabo para engrossar os lucros do grande capital, e agora à boleia de uma guerra condenável, não pode servir de pretexto para continuar a adiar a resposta aos problemas dos trabalhadores, nem tão pouco para abrir espaço ao agravamento das condições de vida e de trabalho aumentando ainda mais a precariedade laboral e a exploração de quem trabalha. USAM