Conselhos económicos e sociais das Madeira e dos Açores estreitam laços
Os presidentes dos Conselhos Económicos e Sociais (CES) das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores estiveram hoje em reunião, a propósito da I Cimeira que decorre até amanhã, visando estreitar relações entre as duas importantes instituições dos dois arquipélagos. Ivo Correia e Gualter Furtado estiveram na Assembleia Legislativa da Madeira e reuniram, entre outros, com a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.
Com "o propósito de acentuarmos a nossa cooperação e fazermos um diagnósticos dos dois CES (e da Concertação Social no caso da Madeira), no sentido de vermos prioridades e caminhos, possibilidades de cooperação para melhor servirmos os parceiros sociais", disse o responsável açoriano, que realçou que esta iniciativa vem na sequência de outras reuniões, fruto da "excelente cooperação".
Refira-se que em Fevereiro, representantes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, do Governo da Madeira e do CES da Madeira participaram num seminário sobre a Lei de Finanças Regionais, organizada pelo CESA. Mas, antes, em 2020, Ivo Correia participara numa iniciativa para se perceber "que papel e que funções, que atributos e que competências tinham os Conselhos Económicos das duas regiões autónomas e a nacional, e ainda mais recentemente participamos numa acção comum que juntou os presidentes dos CES de todas as regiões ultraperiféricas na Comissão Europeia", disse Gualter Furtado.
Nesse importante evento, trataram de "identificar os problemas estruturais e nós chegamos à conclusão que temos muitas coisas em comum", aliás como são serem "duas regiões autónomas, regiões insulares, com uma história comum, com processos de luta pela Autonomia e pela Democracia comuns, quer na Constituinte, quer na Constituição e, depois, mais tarde, nos Estatutos Político-Administrativos das Regiões Autónomas e, também, na concepção das Leis das Finanças da Regiões Autónomas", salientou.
Para o presidente do CES dos Açores, com esse "espírito de identificarmos acções comuns, aproximarmos parceiros sociais das duas regiões autónomas, acredito que trabalhando em conjunto podemos servir melhor as nossas populações", realça.
Gualter Furtado irá também estar na sessão conjunta do Plenário e da Comissão Especializada Permanente de Economia Social do Conselho Económico e da Concertação Social da Região Autónoma da Madeira, terá uma audiência com a Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, e reuniões com os Líderes Parlamentares dos partidos políticos representados na ALRAM, bem como com o secretário regional das Finanças. O presidente do CESA irá ainda ter encontro com representantes da Casa dos Açores na Madeira.