Madeira

PAN Madeira apresentou proposta para serem criados corredores e abrigos para abelhas e outros insectos polinizadores

None

O PAN Madeira apresentou, hoje, em sede da Assembleia Municipal do Funchal, uma proposta para serem criados no município,  corredores e abrigos para abelhas e outros insetos polinizadores.

"A proposta foi chumbada pela maioria 'Funchal Sempre à Frente', ainda que hoje em todo o mundo seja reconhecida a importância da preservação da biodiversidade e da proteção da natureza, bem como o papel da biodiversidade na afirmação da identidade de um território, em conjunto com o património histórico e cultural", refere o comunicado enviado pelo partido.

O PAN compreende este voto em função da uniformização de procedimentos entre a CMF e o GR, pois ainda que pudesse, mas não quis a CMF ter uma postura diferente da adotada pelo GR em relação aos seres vivos. Assim a recomendação do PAN para salvar as abelhas e demais polinizadores foi chumbada por aqueles que no governo tem como solução para os animais “matar” os que atrapalham (inclusive as abelhas), alcatroar (o que podem, mas não deviam), pois não defendam o direito à vida de todas as espécies, nem compreendam o quão importantes sejam para nós. O PAN lamenta que em pleno século XXI alguns partidos continuem a priorizar o dinheiro à qualidade de vida das pessoas e à sustentabilidade presente e futura dos ecossistemas." PAN Madeira

No comunicado o partido refere ainda a importância das abelhas: "As abelhas são tão importantes que chegaram a ser declaradas como seres vivos insubstituíveis pela Royal Geographical Society de Londres, durante a competição Earthwatch".

O PAN menciona uma frase dita por David Susuki: “Um mundo sem abelhas seria um mundo sem pessoas”. Sendo exemplos de programas que visam a sua protecção na Europa:

  • Em Londres na zona de Brent, foram criados já em 2019 ano um corredor para as abelhas;
  • Em Utrech o município transformou mais de 300 paragens de autocarro em santuários para abelhas, utilizando a cobertura para plantar erva e flores silvestres, permitindo ainda absorver partículas finas, armazenar água da chuva e arrefecer o ambiente em dias de calor;
  • A organização internacional Friends of the Earth propôs a criação de abrigos para abelhas, destinando-se a abelhas silvestres de hábito solitário que nidificam em pequenas cavidades que existem nas estruturas naturais.
  • O Funchal fica para trás perdemos todos nós;

Outro aspecto importante da política de preservação e protecção dos polinizadores é assegurar a abundância, diversidade e continuidade de espécies autóctones florais atractivas para os insectos polinizadores. "Só deste modo é possível fomentar o aumento das colónias destas espécies, das quais depende parte substancial da resiliência humana", explica o PAN.

Deste modo, o PAN "considera que o contexto científico que aponta para o decrescimento das abelhas e de outros insectos polinizadores, devido à perda de habitats, ao uso de pesticidas e às alterações climáticas, entre outras causas, o Grupo Municipal do PAN propôs a implementação de um conjunto de medidas fundamentais para uma estratégia local de protecção de polinizadores".