Vinho Madeira na ‘Grande Prova de Vinhos de Portugal’ em Tóquio
O Vinho Madeira volta a ser promovido no continente asiático, através do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), com uma forte presença na ‘Grande Prova de Vinhos de Portugal’ em Tóquio, no Japão.
Esta prova decorreu no hotel 'Gaejeon' e foi direccionado a 300 profissionais japoneses, entre importadores, distribuidores locais, imprensa, compradores, prescritores do canal HORECA, retalhistas e líderes de opinião.
O evento, organizado pela ViniPortugal - entidade responsável pela promoção internacional da marca 'Wines of Portugal' -, o Vinho Madeira foi representado pelas seguintes empresas: Henriques & Henriques, Madeira Wine Company, Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito.
A participação nestes eventos, focados em mercados especializados, com elevado poder de compra, reveste-se de elevada relevância para a promoção do Vinho Madeira, reconhecendo o potencial de crescimento adjacente, no que se refere à comercialização deste vinho no Japão. Efectivamente, este mercado possui grande representatividade no ranking das transações comerciais de Vinho Madeira, nos países terceiros, ocupando, no ano de 2021, a terceira e posição, tanto em termos de volume como em valor. Comparativamente a períodos homólogos, no primeiro trimestre de 2022, este mercado apresenta um aumento de 108% no volume e em valor, relativamente a 2021". Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira
Estas ações promocionais enquadram-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, sendo cofinanciado a 85% no âmbito do 'Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020' e o restante suportado pelo Orçamento Regional.