Grupo Parlamentar do PSD apresentou voto de saudação pelo Dia Mundial dos Refugiados
O grupo parlamentar do PSD apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), um voto de saudação pelo Dia Mundial dos Refugiados, que se assinalou a 20 de Junho.
Esta efeméride foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Dezembro de 2000, tendo este ano por temática: 'Quem. Onde. Sempre. Todos têm o direito de procurar ficar em segurança'.
Actualmente, existem mais de 100 milhões de refugiados no mundo, um número recorde, que inclui, também, pessoas deslocadas no interior dos seus países. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada dois segundos, uma pessoa é forçada a deslocar-se devido a conflito ou perseguição.
Na Ucrânia, segundo a UNICEF, a cada segundo uma criança torna-se refugiada. Este conflito já provocou mais de sete milhões de refugiados e criou aquela que é considerada a maior crise desde a II Guerra Mundial.
Algumas destas pessoas foram acolhidas na Madeira, "que tem sabido receber aqueles que, aqui, procuram segurança e sobrevivência. Muitas delas, em famílias de acolhimento que, de forma voluntária, disponibilizaram as suas casas, em vários concelhos", refere o comunicado enviado.
O grupo parlamentar afirma a Região é um exemplo "de bem receber" que se verifica "num passado recente relativamente a muitos dos emigrantes e lusodescendentes regressados da Venezuela, que ilustram bem o acolhimento a pessoas que fogem de situações de conflito".
A generosidade do povo madeirense e os mecanismos de protecção encetados pelo Governo Regional têm sido pilares na estratégia de acolhimento regional, que estabelece, para quem aqui acorre, profícuas condições sociais". Grupo Parlamentar do PSD.