Desemprego cai mais de 40% na Madeira
11.869 desempregados registados em Maio
A Região registou uma descida muito considerável no desemprego registado, em Maio. De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, havia, no mês passado, 11.869 desempregados registados na Madeira. O número representa uma queda de 40,3% face ao período homólogo e -9,3% face ao mês anterior (Abril).
No âmbito nacional, a RAM foi a segunda região com maior decréscimo de desempregados registados. Apenas o Algarve conseguiu uma descida maior em relação ao período homólogo (-54,8%). A descida do desemprego em ambas as regiões deve-se muito ao Turismo, que tem crescido exponencialmente nos últimos meses.
Se compararmos com o período pré-pandémico (Maio de 2019) a descida registada este ano é de 24,6%.
A Madeira representa 4% do desemprego registado no País. Os Açores é a região com menos desempregados inscritos, em Maio: 6.033.
É preciso recuar mais de 13 anos para encontrar um valor inferior, com o mês de Abril de 2009 a contar 11.844 inscritos. Comparando os valores dos meses de Maio dos últimos anos, só recuando até 2008, o período anterior à última grande crise financeira, se encontra um valor mais baixo do que o registado neste mês de Maio.