Abertas inscrições para concurso de curtas-metragens de Machico
Estão abertas até 10 de Julho as inscrições para o MachiCurtas, um concurso/festival de curtas-metragens que já vai na quinta edição. A iniciativa do Grupo de Teatro de Machico está de regresso, depois de dois anos de interregno provocados pela pandemia do Covid-19.
Os autores podem candidatar-se a três categorias: Ficção e Documentário, para trabalhos com 5 a 30 minutos de duração e um prémio de 500 euros para cada vencedor; e Telemóvel (Smartfone), para criações com duração entre 3 e 10 minutos e cujo prémio é de 200 euros. O júri, constituído por três elementos da área do audiovisual (Angelino Câmara, Henrique Teixeira e Nicolau Gomes), poderá ainda atribuir um prémio revelação se entender haver algum trabalho que mereça ser destacado.
Podem concorrer todos os interessados, independentemente da origem ou idade, desde que a comunicação falada ou escrita seja feita em língua portuguesa. Para isso terão de preencher uma ficha para identificação dos trabalhos e seus autores, bem como a escolha da categoria. Os concorrentes poderão consultar o regulamento e aceder à ficha de inscrição através do link inscrito na página do Facebook do Grupo de Teatro de Machico. Os trabalhos deverão ser enviados para [email protected] até 10 de Julho. A apresentação final terá lugar no dia 17 de Julho, pelas 18h00, numa das salas de cinema do Fórum Machico, onde serão conhecidos os vencedores e acontecerá a entrega de prémios.
O coordenador desta iniciativa, Amaro Santos, explica que o MachiCurtas é um concurso/festival de curtas-metragens a pensar nas novas gerações e tem como objectivo estimular a criação cinematográfica. "É uma área com potencial para explorar, pois que as imagens são actualmente a mais atractiva ferramenta para a comunicação. O mundo das imagens constitui a nova realidade das gerações deste novo século e é imprescindível que os nossos jovens façam esse acompanhamento de modo a sermos não apenas consumidores, mas produtores de uma nova era no universo fascinante que é o audiovisual. Sim, acreditamos que este tipo de concursos possa abrir caminhos para novos talentos, por isso há que os lançar", comenta o porta-voz do Grupo de Teatro de Machico.