Madeira

Morreu Luís Francisco de Sousa Melo, antigo director do Arquivo Regional da Madeira

Luís Francisco de Sousa Melo
Luís Francisco de Sousa Melo, Recorte da foto original 

Faleceu esta quinta-feira, 16 de Junho, o antigo director do Arquivo Regional da Madeira, Luís Francisco de Sousa Melo aos 85 anos. 

Nascido no arquipélago dos Açores e radicado na Região Autónoma da Madeira há mais de 50 anos, Luís Francisco de Sousa Melo foi paleógrafo, genealogista e historiador.

A informação da sua morte foi avançada nas redes sociais pelo historiador madeirense Nelson Veríssimo, que através de uma publicação afirmou "a Madeira deve-lhe muito". 

Faleceu hoje Luís Francisco de Sousa Melo (1936-2022), antigo director do Arquivo Regional da Madeira, exímio paleógrafo, genealogista e historiador, que dedicou particular atenção à emigração e às manifestações culturais madeirenses, em especial, o teatro. Da sua obra, saliento a transcrição do Tombo 1.º do Registo Geral da Câmara Municipal do Funchal, publicada no ‘Arquivo Histórico da Madeira: Série documental’, vols. XV-XIX, (1972-1990), fonte fundamental para o conhecimento da Madeira nos séculos XV e XVI, amplamente citada na historiografia. A Madeira deve-lhe muito. À sua Família, as minhas sinceras condolências. Nelson Veríssimo, Facebook