Morreu Luís Francisco de Sousa Melo, antigo director do Arquivo Regional da Madeira
Faleceu esta quinta-feira, 16 de Junho, o antigo director do Arquivo Regional da Madeira, Luís Francisco de Sousa Melo aos 85 anos.
Nascido no arquipélago dos Açores e radicado na Região Autónoma da Madeira há mais de 50 anos, Luís Francisco de Sousa Melo foi paleógrafo, genealogista e historiador.
A informação da sua morte foi avançada nas redes sociais pelo historiador madeirense Nelson Veríssimo, que através de uma publicação afirmou "a Madeira deve-lhe muito".
Faleceu hoje Luís Francisco de Sousa Melo (1936-2022), antigo director do Arquivo Regional da Madeira, exímio paleógrafo, genealogista e historiador, que dedicou particular atenção à emigração e às manifestações culturais madeirenses, em especial, o teatro. Da sua obra, saliento a transcrição do Tombo 1.º do Registo Geral da Câmara Municipal do Funchal, publicada no ‘Arquivo Histórico da Madeira: Série documental’, vols. XV-XIX, (1972-1990), fonte fundamental para o conhecimento da Madeira nos séculos XV e XVI, amplamente citada na historiografia. A Madeira deve-lhe muito. À sua Família, as minhas sinceras condolências. Nelson Veríssimo, Facebook