Dezoito concelhos do continente de quatro distritos em perigo máximo de incêndio
Dezoito concelhos de quatro distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo máximo de incêndio devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Faro.
O IPMA colocou ainda 16 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Faro e Vila Real em perigo muito elevado de incêndio.
O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira devido à previsão de tempo quente.
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente uma descida da temperatura, em especial da máxima, com períodos de céu muito nublado e aguaceiros e trovoada, em especial no Norte e Centro.
Os aguaceiros podem ser localmente fortes, acompanhados de trovoada e rajadas de vento, sobretudo nas regiões Norte e Centro, e a descida de temperatura, em especial da máxima, será mais acentuada no interior.
Está ainda previsto vento em geral fraco (até 20 quilómetros/hora - km/h) a predominar do quadrante sul, tornando-se fraco a moderado (até 25 km/h) a predominar do quadrante oeste a partir da tarde e soprando moderado (20 a 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, nas terras altas.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14ºC em Setúbal e os 20ºC em Bragança e na Guarda e as máximas entre os 25ºC em Sines e em Sagres e os 35ºC em Bragança.