Anthony Fauci está infectado com covid-19
Anthony Fauci, principal epidemiologista e conselheiro para a área da saúde do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está infetado com covid-19, manifestando sintomas ligeiros, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID).
O especialista em doenças infecciosas, de 81 anos, tornou-se uma figura central e muito escutada desde o início da pandemia de covid-19, sendo que está vacinado para o SARS-CoV-2 e já recebeu duas doses de reforço, adiantou o NIAID, onde Fauci é diretor.
A mesma fonte esclareceu que os sintomas de Anthony Fauci são leves e que este ficará em isolamento e "continuará a trabalhar a partir de casa".
O comunicado do NIAID adiantou ainda que o epidemiologista não esteve recentemente em contacto com o chefe de Estado norte-americano.
Atualmente, os Estados Unidos registam cerca de 300 mortes e mais de 100.000 casos de covid-19 por dia, um número abaixo da realidade, segundo especialistas.
O recente aumento de casos foi associado a subvariantes da Ómicron.
As autoridades de saúde norte-americanas têm divulgado os vários medicamentos à disposição, incluindo vacinas, mas também o antiviral Paxlovid, em caso de infeção.
A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado em 2019 na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, tendo assumido várias variantes e subvariantes.