Madeira

Funchal investe em “projectos digitais” para simplificar resposta aos cidadãos

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Cristina Pedra, apresentou a estratégia da Câmara Municipal do Funchal no que diz respeito à implementação de “projetos digitais” ao serviço do cidadão.  Deu como exemplo de “sucesso” o ‘Funchal Alerta’, serviço acessível a todos através do site do Município, que permite ao cidadão, a qualquer momento, reportar uma ocorrência, permitindo  a redução do tempo de resolução dos problema.

A vice-presidente da autarquia falava no âmbito da conferência da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos (APOGEP), que decorreu na tarde desta quarta-feira, na reitoria da UMa.

Foi destacado que "o Funchal sendo uma cidade turística terá sempre como prioridade criar e melhorar as condições de segurança para quem vive e para quem nos visita." Assim, Cristina Pedra reafirmou o investimento da autarquia para a implementação do sistema de videovigilância na cidade.

Outro ponto de partida na formulação de objectivos e estratégias, para benefício dos cidadãos, referenciado pela autarca, foi o CIGMA-Centro Integrado de Gestão Municipal que custará 1,2 milhões de euros e estará disponível ainda este ano. O CIGMA vai permitir uma melhor articulação, através de diversas plataformas e canais municipais, maior rapidez e fluidez de um conjunto alargado de informação de tudo aquilo que se está a passar na cidade do Funchal.

O controlo e monitorização de fugas nas redes de águas associado ao sistema de telegestão existente no concelho do Funchal, foi outro projecto “ Inteligente” apontado. A vice-presidente assumiu a disponibilidade da autarquia do Funchal, em evoluir em termos de tecnologia e dos serviços digitais para responder eficazmente às necessidades da população.