Madeira

Câmara Municipal do Funchal apoia empresários com 250 mil euros

None
Foto: DR

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) aprovou, hoje, um novo incentivo financeiro, no valor de 250 mil euros para apoiar o comércio, restauração e alguns serviços.

A vice-presidente da CMF, Cristina Pedra, explicou que este mecanismo de apoio, designado de 'RE-ABRIR', destina-se ao arrendamento do espaço comercial e despesas de requalificação e/ou modernização do espaço.

O apoio ao arrendamento corresponde a um valor de 50% da renda mensal, até ao limite de 375 euros, com a duração máxima de seis meses consecutivos, até ao valor máximo de 2.250 euros.

Já para a apoiar a requalificação/ modernização, a ajuda terá um tecto máximo de 1.000 euros e será concedido mediante a apresentação do comprovativo de despesa (factura/recibo).

Não há empréstimo reembolsável é tudo a fundo perdido que pode ir entre os 50 e os 75%.  Os apoios poderão ser majorados em 10%, no caso de negócios que comprovadamente criem postos de trabalho líquidos com mais de um colaborador , e de 15%, no caso de se tratar de negócios que revitalizem o núcleo histórico do Funchal”. Cristina Pedra, vice-presidente da CMF.

Cristina Pedra adiantou ainda que “este apoio da Câmara do Funchal surge de um levantamento realizado pelos serviços camarários junto do Balcão do Investidor, em que os empresários referem que necessitam de um apoio para esta fase incerta, de abertura dos seus negócios”.

Acrescentou que este é um incentivo para quem abre um negócio pela primeira vez, mas também para quem "teve necessidade de encerrar e, agora com a nova posição do mercado, quer retomar a actividade”.

A vice-presidente da autarquia prevê que sejam contempladas 80 empresas com esta medida, a ser submetida a apreciação da Assembleia Municipal, a 22 de Junho. Uma vez aprovada, os empresários podem candidatar-se no site oficial do Município do Funchal -  www.funchal.pt - a partir de 1 de Julho até 31 de Dezembro de 2022.

No espaço de uma semana, a autarquia do Funchal deliberou (com a aprovação do programa 'Alavancar', também com uma dotação de 250 mil euros e agora com o 'RE-ABRIR'), um investimento total de meio milhão de euros para  apoio ao tecido empresarial no município.