Exposição 'O Mundo Incrível dos Livros Pop-Up' recebeu 500 visitas
Entre os dias 3 e 12 de Junho, o Foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias, acolheu, às 21 horas, a exposição 'O Mundo Incrível dos Livros Pop-Up', da contadora de histórias madeirense, Leda Pestana, no âmbito da 48.ª Feira do Livro do Funchal.
A exposição, entre esses dias, foi visitada por cinco centenas de pessoas. 'O Mundo Incrível dos Livros Pop-Up' contou com uma colecção de livros móveis, bem como o primeiro livro Pop-Up da mesma, que faz parte da coletânea há quase 40 anos.
Os livros Pop-Up, que remetem para os anos 1300, foram construídos com o objectivo de estudar, em três dimensões, a astronomia, medicina e matemática.
Apenas em 1900, estes livros foram utilizados para a literatura infantil, nomeadamente para um anuário apelidado Daily Express Children 's.
Sobre Leda Pestana
Leda Maria Quintal da Silva Pestana, é natural da Madeira, e é licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa - Ramo Estudos Clássicos e Portugueses pela Universidade da Madeira.
É especialista em Animação Sociocultural de Bibliotecas Escolares pela Universidade Autónoma de Lisboa e no Centro de Estudos, Línguas e Formação do Funchal. Para além disso, é pós-graduada em Inspecção da Educação, pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto.
Leda Pestana, exerceu, durante 15 anos, funções como técnica superior,
em animação sociocultural de bibliotecas escolares, na EB1/PE dos Maroços -
Machico.
Todavia, desde 2017 iniciou o seu percurso na coordenação e dinamização de diversos projectos no domínio da promoção e mediação da leitura, enquanto Coordenadora Regional do Programa de Leitura do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira, na Divisão de Gestão de Projectos, da Direcção Regional de Educação.
Ademais, Leda é contadora de histórias, tendo desenvolvido esta actividade por todo o país, nomeadamente em bibliotecas, escolas, eventos culturais e feiras do livro, como a 48º Feira do Livro do Funchal. Destacando-se que, ainda, participou em diversos festivais nacionais e internacionais de contos, representando a Madeira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no ano de 2019, nas comemorações dos 600 anos da Madeira, contando as lendas regionais.