Desporto

Benfica formaliza venda de Darwin Nuñez ao Liverpool

Foto EPA
Foto EPA

O Benfica comunicou hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do internacional uruguaio Darwin Nuñez ao Liverpool, formalizando a venda por 75 milhões de euros, com 25 milhões adicionais em variáveis.

O clube 'encarnado' já tinha anunciado um acordo na madrugada de segunda-feira, agora referindo que "está confirmada a transferência dos direitos do jogador".

Segundo o clube da Luz, "o acordo prevê o pagamento de uma remuneração variável, pelo que o montante global da alienação poderá atingir o montante de 100 milhões de euros".

Além do já comunicado, as 'águias' dão conta de que os 'reds' poderão "reter o mecanismo de solidariedade para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação" do avançado uruguaio.

"Adicionalmente, a Benfica SAD terá encargos com serviços de intermediação de 10% do valor da venda deduzido do montante da solidariedade, e terá ainda de entregar ao Almeria [clube ao qual contratou o jogador] o montante correspondente a 20% do valor da mais-valia obtida com esta transferência, até um limite de 10 milhões de euros", pode ler-se na nota enviada à CMVM.

O internacional uruguaio é a segunda transferência mais cara de sempre do futebol português, depois dos 120 ME pagos pelo Atlético de Madrid aos 'encarnados' por João Félix em 2019, e pode vir a ser o maior investimento da história do Liverpool, depois dos mais de 84 ME gastos no defesa neerlandês Virgil van Dijk.

Darwin chegou ao Benfica na época 2020/21, proveniente do Almeria, com os 'encarnados' a pagarem 24 ME pelo passe do avançado, ficando o clube espanhol com direito a receber 20% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência.

O Almeria foi a primeira experiência do avançado no futebol europeu, clube onde apenas esteve uma temporada, depois de ter feito a formação e subido à equipa principal dos uruguaios do Peñarol.

Na primeira época no Benfica, Darwin alinhou em 44 jogos nas diferentes competições, com 14 golos marcados e 11 assistências. Já na temporada que agora terminou, o avançado disputou 41 jogos, com 34 golos apontados e quatro assistências, sagrando-se o melhor marcador da I Liga portuguesa de futebol, com 26 tentos.

O dianteiro esteve ainda em destaque na última edição da Liga dos Campeões, com um golo decisivo nos oitavos de final, frente ao Ajax, e depois, com tentos nas duas mãos frente ao Liverpool, nos 'quartos', insuficientes para afastar os ingleses, que foram batidos na final, frente ao Real Madrid, por 1-0, em Paris.

Nos 'reds', Darwin vai encontrar o avançado luso Diogo Jota e o colombiano Luis Díaz, contratado ao FC Porto em janeiro.

"Vim para o Liverpool para ganhar troféus e títulos"

O uruguaio Darwin Núñez assumiu hoje ter optado pelo Liverpool para "ganhar troféus e títulos", com o ex-benfiquista a considerar que o estilo de futebol dos 'reds' se adequa ao seu.

"Essa é uma das razões pelas quais vim para o Liverpool -- para ganhar troféus e títulos. Quero ganhar muitos troféus no Liverpool", sintetizou o atleta, nas primeiras declarações ao site do clube inglês.

Darwin foi vendido por 75 milhões de euros, mais 25 milhões por objetivos, no que foi a segunda maior venda da história do futebol português, a seguir aos 120 ME pagos pelo Atlético de Madrid por João Félix, em 2019, também ao Benfica.

O avançado de 22 anos recordou os jogos disputados contra a sua nova equipa e os desafios que foi seguindo pela televisão para assegurar que encaixa perfeitamente no esquema futebolístico de Jürgen Klopp.

"É o meu estilo de jogo. Há alguns grandes jogadores aqui e acho que vou adequar-me a este estilo de jogo. É um clube muito grande e espero poder dar tudo o que tenho para ajudar a equipa", vincou.

Em Anfield Road, vai encontrar o avançado luso Diogo Jota e o colombiano Luis Díaz, contratado ao FC Porto em janeiro.

Darwin Núñez assumiu estar "muito feliz e encantado" por ir representar um "clube enorme", agradecendo à companheira, aos pais e ao seu filho por formarem uma "equipa" na construção da sua carreira.

Será o terceiro uruguaio a jogar no Liverpool, depois de Luis Suárez e de Sebastian Coates, agora no Sporting, e espera deixar um legado de títulos que um dia o perpetue na história do clube.

"Fiquei realmente surpreso ao ver todos os troféus. Imagino-me a ganhar mais alguns e, num dia futuro, quando voltar cá, espero poder dizer 'olha, fiz parte disto, estava aqui nesta época, a ganhar troféus'", acrescentou.

Darwin chegou ao Benfica na época 2020/21, proveniente do Almeria de Espanha, com os 'encarnados' a pagarem 24 ME pelo passe do avançado, ficando o clube espanhol com direito a receber 20% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência.