Rastreio do cancro colorretal será experiência-piloto no Santo da Serra
No aniversário da freguesia, Pedro Ramos prometeu investimento na rede de eléctrica e intervenções de prevenção de derrocadas entre 2022 e 2024
O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, marcou hoje presença, em representação do presidente do Governo Regional, nas comemorações dos 186 anos da freguesia de Santo António da Serra, em Machico.
Na ocasião estiveram também presentes: o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Serra, Gilberto Rodrigues, o presidente da Assembleia de freguesia, Márcio Gouveia, entre outras entidades locais.
Pedro Ramos começou a sua intervenção cumprimentando os presentes, mas fazendo questão de deixar um agradecimento especial ao comandante dos Bombeiros Municipais de Machico, Henrique Maciel "por tudo o que tem feito, no âmbito, da Protecção Civil, pela Região Autónoma da Madeira em geral, em colaboração com as outras corporações, e também em particular no concelho de Machico".
"Esta é uma celebração importante nesta fase de pós-pandemia" e que marca "o arranque de uma nova fase", que para a Madeira, quer para esta freguesia, sublinhou o governante e prosseguiu elencando os números da covid-19 na Região.
Mais de 90% de vacinação completa, mais de 50% de reforço, mais de 35% de vacinação nas crianças 120 mil casos positivos na Região com imunidade natural, mais de 500 mil vacinas administradas, uma taxa de letalidade (de 0,2%) 10 vezes inferior àquela que é a letalidade da doença, uma taxa de mortalidade mais inferior (0.1%).
Numa nota mais local, aproveitou também a efeméride para agradecer "a todos aqueles que contribuíram para aquilo que é esta Junta de Freguesia de Santo António da Serra neste momento", sem deixar de salientar o investimento do Governo Regional no concelho de Machico, nomeadamente na freguesia aniversariante.
Na área da saúde, destacou os cuidados prestados nesta freguesia, nomeadamente ao nível dos rastreios e adiantou que o rastreio do cancro colorretal será uma experiência-piloto em Santo António da Serra.
No âmbito dos equipamentos e infra-estruturas, referiu o investimento realizado nas redes de electricidade da freguesia entre 2015 e 2021, num total de mais de 100 mil euros. Para o triénio 2022-24, prometeu a "ampliação e remodelação da rede de distribuição da média tensão, instalação e manutenção das redes de condutas e ainda a remodelação de postes de transformação", num valor total de 60 mil euros.
Prevista também está "a prevenção e mitigação de derrocadas em taludes sobranceiros às estradas regionais", como é o caso do Talude do Lombo das Faias, no valor de 481 mil euros.
Na área social fez ainda referência ao apoio a diversas instituições, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, na ordem dos 2 milhões de euros, bem como às Casas do Povo do concelho, sublinhando que "este é pois um Governo de proximidade a todos os concelhos".