Madeira reforça laços comerciais com mercado suíço
O secretário regional da Economia, Rui Barreto, diz que o SIIT – Salão Imobiliário, Investimento e Turismo, Portugal-Suíça, foi "uma excelente oportunidade para reforçar os laços comerciais" da Madeira com aquele país, nomeadamente na área da Indústria e das empresas tecnológicas.
O evento, que decorreu até ontem em Montreux, na Suíça, serviu, segundo Rui Barreto, para "estabelecer laços não apenas com empresas da Suíça, mas também de França, Bélgica, Luxemburgo e Mónaco", que participaram neste salão, o que, na sua opinião, é de "relevada importância".
O governante disse também que, ao longo destes três dias, foi possível "estabelecer vários contactos e realizar diversas reuniões com entidades e empresas regionais", tendo denotado uma "grande satisfação" por parte dos empresários que tiveram oportunidade de participar neste salão.
"Esta foi uma oportunidade que o Governo Regional proporcionou, através da Invest Madeira e do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), para promover e reforçar a internacionalização das empresas da Região", reforçou o secretário.
Em seu entender, as empresas regionais, na área da indústria, como é o caso da Empresa de Cervejas da Madeira, e das tecnológicas foram aquelas que despertaram maior número de contactos e reuniões, mas acredita que no médio e no longo prazo o sector imobiliário possa também vir a dar frutos na sequência da forte presença de representantes deste sector neste evento na Suíça.
Barreto acredita ainda que deste certame "surgirão novas oportunidades de negócio e que a economia regional sai reforçada, não apenas nos sectores imobiliário, tecnológico, turismo, alimentação e bebidas, mas também para o Centro Internacional de Negócios que também esteve presente e o Vinho Madeira".
Neste evento, além do secretário regional da Economia, marcaram presença representantes das empresas participantes, da Associação de Promoção da Madeira e da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira.