Madeira

'Monge' faz escala no Porto do Funchal

Navio da Marinha de Guerra Francesa capta atenção de turistas e locais na 'baixa' da cidade

O navio de guerra 'Monge', da Marinha Francesa, encontra-se ancorado no Porto do Funchal, chamando a atenção dos locais e turistas que por ali passam, nesta manhã de sábado, 11 de Junho.

A presença da embarcação no Funchal está relacionada com a homenagem  aos mortos portugueses e franceses no bombardeamento ocorrido a 3 de Dezembro de 1916 na capital madeirense, por parte da guarda de honra e delegação do navio.

A cerimónia, que terá lugar pelas 12 horas, no cemitério de São Martinho e contará com a presença das entidades regionais, entre as quais o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto.

O 'Monge', entrou ao serviço a 4 de Novembro de 1992, e é um navio de ensaios e medidas da Marinha de Guerra Francesa, destinado a acompanhar o teste de mísseis balísticos e tácticos disparados da costa francesa ou a partir de submarinos em imersão e a cooperar em operações envolvendo o seguimento de satélites e a observação de alvos no espaço próximo. Pode ainda ser adaptado a navio-hospital, dispondo para tal de enfermarias, equipamentos de radioscopia e salas para cirurgia, reanimação e cuidados intensivos.

A embarcação, que atracou por volta das 9 horas no Porto do Funchal, permanecerá na Madeira para uma escala de quatro dias, deixando a ilha no próximo dia 14 de Junho.