5 Sentidos

Pedro Calado satisfeito com participação dos jovens na Feira do Livro

Foto CMF
Foto CMF

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, visitou hoje a 48.ª edição da Feira do Livro, que decorre até domingo na placa central da Avenida Arriaga, mostrando-se particularmente satisfeito com “a grande participação dos jovens”.

Uma nota de imprensa, divulgada pela autarquia, refere que o autarca considera que “foi uma aposta ganha” dedicar a edição deste ano à juventude, sendo que o programa estratégico da autarquia para a cidade passa por preparar os jovens para o futuro. Calado acha que este é o “melhor período” do ano para a realização do evento. “Os livreiros sempre nos pediram para que a Feira se realizasse antes do Verão porque as pessoas podiam comprar os livros nesta altura”, justificou.

Pedro Calado realçou que a baixa do funchal tem tido muito movimento com a realização de vários eventos e os feirantes “estão satisfeitos”. De qualquer modo, a avaliação final vai também depender do inquérito aos participantes, que está em curso.

A Feira do Livro do Funchal cujo tema, na edição deste ano, é “Jovens e Língua Portuguesa”, é um tema que, segundo referiu Pedro Calado, foi escolhido com o propósito de “não deixarmos que a nossa juventude ficasse inflamada pelas redes sociais”.  A intenção é “contrariar o mundo digital e aproximar os jovens da leitura, mantendo o hábito de folhear os livros”.   

A edição deste ano contou com um reforço da participação de escritores, stands e lançamentos de livros - 22 editoras presentes, 31 apresentações e lançamentos de livros e 57 escritores. A feira teve 245 participações, sendo que 115 foram de jovens. Destaque ainda para a realização de 5 conversas, 15 momentos musicais, 46 sessões de autógrafos, 16 actividades infantojuvenis, 13 momentos de animação de rua e 6 oficinas.