Madeira

Terapia da fala aumenta actividade em 155%

Pedro Ramos destaca aumento de resposta do centro de reabilitação pediátrica “em plena pandemia”

None Ver Galeria

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, visitou hoje, dia 1 de Junho o Centro de Desenvolvimento da Criança, localizado no Centro de Saúde de Santo António, no Funchal. Na ocasião, o governante fez o balanço do primeiro ano de funcionamento desta valência – que até ao último ano funcionava no Hospital Dr. Nélio Mendonça] – sublinhando o aumento da capacidade de resposta na área da reabilitação pediátrica “em plena pandemia”.

“Esta visita acontece por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Criança e também por se assinalar um ano de actividade da reabilitação pediátrica do Funchal nas novas instalações sediadas no Centro de Saúde de Santo António. Os números são impressionantes e expressam de facto o que é um trabalho que o SESARAM tem feito desde 2021, depois os dois anos de pandemia”, disse, passando a apresentar os dados da actividade desenvolvida entre 1 de Junho de 2021 e 31 de Maio de 2022.

Assim, em relação aos meios comunitários de diagnóstico e terapêutica na área da fisioterapia, verificou-se um aumento de 25 por cento. Ou seja, “passámos de 4.800 actos médicos para 6.026”, revelou Pedro Ramos.

Destaque também para a área da terapia da fala, que registou um aumento de 155 por da sua actividade, passando “de 4.696 para 11.999 actos médicos”.

Já na terapia ocupacional, houve um aumento de 70 por cento da actividade, “de 4.686 para 7.991 actos médicos”.

“Isso resulta num total de um aumento nos MCDT (Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica) de 82,8 por cento na área da reabilitação pediátrica”, reforçou o secretário regional de Saúde.

Em termos de consultas, avançou igualmente que, no último ano, as consultas médicas de reabilitação pediátrica aumentaram de 1.997 para 2.657. Em Julho de 2021 foi ainda introduzida no Centro de Desenvolvimento da Criança uma outra consulta multidisciplinar de reabilitação, da qual já foram realizadas “mais de 78 consultas”, indicou.

“Portanto, estes números mostram que o Serviço Regional de Saúde também se dedicou ao não-covid e num escalão que é extremamente importante, que é a área da criança”, sustentou Pedro Ramos.

O Centro de Desenvolvimento da Criança conta com um conjunto alargado de profissionais da área reabilitação pediátrica, que engloba: três médicos fisiatras, três médicos pediatras, três educadoras de Infância/ técnicos superiores área infância, três psicólogas, cinco fisioterapeutas, 10 terapeutas da fala e sete terapeutas ocupacionais.