Madeira

“As pessoas não vão poder ir todas às 9 da manhã” para os percursos

Foto Secretaria Regional do Ambiente
Foto Secretaria Regional do Ambiente

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, confirmou, esta manhã, que o Governo tem já preparada uma proposta a apresentar à Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) para atenuar a sobrecarga de utilizadores nos principais percursos pedonais na Natureza e o trânsito automóvel nos pontos de acesso. A governante não quis desvendar pormenores mas alertou que “as pessoas não vão poder ir todas às 09h00 da manhã”.

“Já temos uma proposta que está para ser apresentada à ACIF. Se os interessados validarem ou quiserem fazer uma proposta de alteração, estamos receptivos. O que interessa é que as coisas funcionem melhor, quer nos estacionamentos, quer nas horas de maior procura nos percursos”, adiantou a representante do executivo. Dada a elevada procura de algumas levadas e veredas, foi criada uma equipa de trabalho para analisar a situação, que inclui membros da Secretaria do Ambiente, Instituto das Florestas (IFCN) e das direcções regionais do Turismo e Estradas.

Susana Prada garante que “há um ou dois anos” que a sua Secretaria e o IFCN têm vindo a trabalhar no sentido de melhorar as condições de utilização dos percursos, sobretudo os quatro mais procurados e que já acusam excesso de carga: Vereda Pico do Areeiro-Pico Ruivo; Levada do Caldeirão Verde (Queimadas-Caldeirão do Inferno); Levada das 25 Fontes; e Vereda da Ponta de São Lourenço. “Sempre que verificamos que alguma coisa não está tão bem quanto desejaríamos, nós intervimos”, disse. A principal medida tomada foi o aumento da rede de percursos recomendados, para 45 quilómetros, de modo a diminuir a carga nos percursos mais utilizados e para que as pessoas se dispersassem.

De resto, Susana Prada foi cáustica quando foi confrontada com a sugestão que Rocha da Silva fez na Antena 1 para a criação de um departamento público específico para fazer manutenção dos percursos recomendados na Madeira: “É a opinião do senhor engenheiro. O senhor engenheiro esteve muitos, muitos, muitos, muitos anos como director regional. Podia tê-lo feito!”.